Benefícios do Louro [Laurus nobilis] Para a Saúde

O louro cientificamente conhecido como Laurus nobilis é uma planta pertencente à Lauraceae (família do louro) muito comum nas áreas mediterrâneas. A planta é nativa do Mediterrâneo Oriental e da costa leste do Mar Negro. É cultivada no sul e oeste da Europa, incluindo a Inglaterra. Atualmente é distribuído nas Índias Ocidentais, América do Sul e Central e África. É utilizado como folha de louro para temperar na cozinha.

Em todo o mundo, muitos outros tipos de plantas em diversas famílias também são chamados de “louro”, normalmente devido à semelhança de folhagem ou aroma com Laurus nobilis. Por ser um símbolo de vitória e paz, o louro representa força e sucesso; é famoso também por seus benefícios para a saúde do corpo. O nome do gênero vem do nome latino para o louro ou baía. Epíteto específico significa notável ou excelente. Tanto na mitologia grega quanto na romana, o louro era um símbolo da divindade, repleto de poderes de proteção e cura. Também era usado nessas culturas antigas para fins de adivinhação e como um importante sinal de status.

Benefícios do Louro [Laurus nobilis] Para a Saúde

Benefícios do Óleo Essencial da Folha de Louro Para a Saúde

Tanto os antigos gregos quanto os romanos consideravam as folhas de louro muito sagradas e valiosas, pois simbolizavam vitória e status elevado. Os gregos também o consideravam um medicamento potente, capaz de protegê-los contra a peste e várias doenças. Hoje, a folha de louro e seu óleo essencial contêm inúmeras propriedades medicinais que podem ser usadas para tratar uma variedade de doenças de saúde. Listados abaixo estão alguns dos benefícios de saúde populares

1. Cura o câncer

A pesquisa sugere que as folhas de louro podem ser eficazes contra certos tipos de câncer. Pesquisas anteriores descobriram que o extrato da folha de louro tem atividades antiproliferativas e pode ajudar a destruir as células cancerosas por apoptose. A pesquisa descobriu que o extrato de folha de louro foi eficaz contra as células do câncer de mama. Outro estudo in vitro descobriu que pode ser eficaz contra o câncer colorretal.

2. Fornece alívio respiratório

O óleo essencial da folha de louro é conhecido por ser um expectorante e tem a capacidade de limpar o excesso de catarro e muco alojado nas suas vias respiratórias, aliviando assim a congestão da passagem nasal. Isso, portanto, ajuda a promover uma passagem respiratória mais livre e desobstruída. Como tal, o óleo essencial da folha de louro é ótimo para quem sofre de tosse, resfriado, gripe e bronquite.

Sua natureza antibacteriana e antisséptica também é útil para matar qualquer bactéria ou vírus que possa causar infecções do sistema respiratório, evitando, portanto, o aparecimento de tais doenças e enfermidades em primeiro lugar. Juntamente com suas qualidades antiespasmódicas, é capaz de acalmar quaisquer contrações involuntárias, espasmos e convulsões, proporcionando assim um imenso alívio das crises de tosse dolorosas.

3. Regula o fluxo menstrual

Extratos das folhas de louro têm sido usados ​​para estimular o fluxo menstrual, tornando o óleo essencial um bom remédio natural para ciclos menstruais irregulares e inadequados. Ajuda a estimular e regular os ciclos menstruais, garantindo assim que o seu fluxo menstrual seja adequado, oportuno e regular. Também ajuda a aliviar as cólicas menstruais, devido às suas qualidades antiespasmódicas, pois relaxa os músculos uterinos e alivia problemas comumente associados, como náuseas e fadiga.

4. Oferece alívio da dor

O óleo de folha de louro também é conhecido por suas qualidades analgésicas e costuma ser usado para aliviar a dor de uma variedade de doenças, como problemas musculares e articulares associados a artrite, reumatismo, gota ou dores musculares após uma sessão de treino intenso. Apenas esfregue nas áreas desejadas e você se sentirá melhor em pouco tempo! Além de oferecer alívio muscular, o óleo pode ajudar a aliviar as dores de cabeça ou enxaquecas.

Além disso, o óleo é totalmente natural, o que é definitivamente melhor do que analgésicos de venda livre, pois eles podem trazer efeitos colaterais indesejados e podem ser prejudiciais à sua saúde geral a longo prazo.

5. Curar feridas

As folhas de louro têm sido tradicionalmente aplicadas na pele na forma de cataplasma para ajudar a aliviar erupções cutâneas e feridas menores. De acordo com pesquisas, as folhas podem ajudar a curar feridas mais rapidamente, enquanto suas propriedades antibacterianas podem ajudar a prevenir a propagação de infecções.

6. Apoia a saúde digestiva

O óleo também é considerado bom para o sistema digestivo, pois aumenta os processos digestivos e ajuda a aumentar o apetite. Por ser um aperitivo, ajuda a promover o apetite em quem sofre de inapetência por diversos motivos, como o stress ou pressão das exigências da vida profissional. Isso é importante porque ajuda a prevenir deficiências agudas que podem ocorrer se você não tiver uma dieta adequada.

Além disso, o óleo de folha de louro também ajuda a remover o excesso de gases do estômago e dos intestinos, além de prevenir a formação de gases nesses órgãos digestivos, aliviando assim quaisquer sintomas de indigestão, distensão abdominal ou dor. Suas qualidades antiespasmódicas também são úteis para ajudar a aliviar qualquer dor gastrointestinal decorrente de espasmos ou contrações do estômago e das paredes intestinais.

7. Potente repelente de insetos

O óleo também tem poderosas qualidades repelentes de insetos, pois é conhecido por ser capaz de evitar que criaturas irritantes e indesejadas invadam suas casas e escritórios. Isso, portanto, ajuda a manter o ambiente ao seu redor limpo e livre de pragas, o que indiretamente contribui para um corpo saudável, já que ele não será invadido por rastejadores externos e impuros!

8. Promova o crescimento do cabelo

O óleo de folha de louro também é considerado um bom tônico para o cabelo, pois estimula o crescimento do cabelo e previne a queda excessiva. Por ser também adstringente, ajuda a apertar os folículos capilares e a raiz do cabelo, evitando a queda dos fios. Também ajuda a hidratar o couro cabeludo, evitando a caspa e o couro cabeludo escamoso. Assim, seu cabelo ficará muito mais saudável e a saúde do couro cabeludo será melhorada drasticamente.

9. Reumatismo e artrite

Massagear o corpo com óleo essencial de folha de louro também pode ajudar a aliviar as dores nas articulações causadas por doenças como reumatismo e artrite. As folhas de louro têm excelentes propriedades anti-inflamatórias que as tornam ideais para aliviar a inflamação e dor nas articulações.

10. Estresse e ansiedade

O óleo de folha de louro também pode ser usado para ajudar a superar sentimentos de estresse e ansiedade. Muitas pessoas acreditam que inalar o óleo essencial pode ajudar a relaxar a mente e reduzir a sensação de estresse. O óleo também é uma ótima opção para pessoas que têm dificuldade em dormir e muitas pessoas o usam como um remédio natural para a insônia.

Usos e Benefícios Tradicionais do Louro

  • Hipócrates usava todas as partes da planta como remédio para uma variedade de doenças, tanto interna quanto externamente.
  • O louro tem uma longa história de uso popular no tratamento de muitas doenças, especialmente como auxiliar na digestão e no tratamento de bronquite e gripe.
  • Também tem sido usado para tratar vários tipos de câncer.
  • Os frutos e folhas geralmente não são administrados internamente, a não ser como estimulantes na prática veterinária, mas eram usados ​​anteriormente no tratamento de histeria, amenorreia, cólica flatulenta etc.
  • As folhas são usadas principalmente para tratar distúrbios do trato respiratório superior e para aliviar dores artríticas.
  • Ele se instala no estômago e tem efeito tônico, estimulando o apetite e a secreção dos sucos digestivos.
  • As folhas são antissépticas, aromáticas, adstringentes, carminativas, diaforéticas, digestivas, diuréticas e eméticas em grandes doses, emmenogogas, narcóticas, parasiticidas e estimulantes e estomacais.
  • O fruto é antisséptico, aromático, digestivo, narcótico e estimulante.
  • Uma infusão é usada para melhorar o apetite e como um emenagogo.
  • O fruto também era usado na fabricação de medicamentos carminativos e no passado para promover o aborto.
  • O óleo fixo da fruta é usado externamente para tratar entorses, contusões, etc., e ocasionalmente é usado como gotas para os ouvidos para aliviar a dor.
  • O óleo essencial das folhas tem propriedades narcóticas, antibacterianas e fungicidas.
  • Eles foram usados ​​anteriormente na histeria, amenorreia, cólica flatulenta, etc.
  • Bagas têm sido usadas para promover o aborto.
  • O óleo é usado externamente para entorses, contusões, etc., e às vezes é colocado nos ouvidos para aliviar a dor.
  • As folhas eram previamente infundidas e ingeridas como chá, e o pó ou infusão das bagas era levado para remover obstruções, para criar apetite ou como emenagogo.
  • Lavar os cabelos com água de folha de louro e bhringraj resulta em cabelos saudáveis, brilhantes e macios.
  • Os piolhos podem ser removidos aplicando extrato aquoso de folha de louro no couro cabeludo.
  • Seu extrato de óleo é massageado nas têmporas para curar dores de cabeça e enxaquecas.
  • A decocção preparada em suas folhas é um bom remédio à base de ervas para sangramento nasal.
  • Escovar os dentes com seu pó os torna brancos.
  • A inalação do vapor de suas folhas, relaxa a Pele e auxilia na eliminação de Rugas e Surtos de Pele.
  • Aplicar este óleo alivia a dor na área afetada, o que ajuda a reduzir a dor reumática, artrite, distensões, entorses e outras articulações e dores inflamadas.
  • O chá feito com suas folhas trata doenças como tosse, resfriado e espirros.
  • Seu chá de ervas alivia distúrbios digestivos como refluxo ácido, movimentos intestinais inadequados, etc.
  • O consumo de folhas de louro em nossos alimentos ajuda na remoção de pedras nos rins.
  • A mistura preparada a partir de suas folhas é eficaz no tratamento de Picadas e Picadas.
  • O louro aumenta o apetite, estimula estômagos preguiçosos e reduz a aerofagia.
  • O louro também é um aliado eficaz no tratamento de sintomas de exaustão, como herpes e aftas. Acalma infecções do trato urinário e dentais.
  • O louro é conhecido por aliviar a ansiedade, a hipersensibilidade e a falta de autoestima.
  • O uso tópico, como massagem com óleo essencial de folha de louro (diluído em óleo de amêndoa doce), relaxa contraturas e dores musculares, inflamações articulares e reumatismo.
  • O extrato das folhas era usado para iniciar a menstruação e os frutos já foram usados ​​para induzir o aborto.
  • Folhas de louro têm sido usadas externamente como compressa em hematomas e entorses e como remédio para caspa.
  • Se estiver muito diluído em óleo carreador, pode ser aplicado na pele como remédio para doenças reumáticas, dores musculares e nas articulações, entorses e arranhões na pele.
  • O óleo essencial é frequentemente usado para tratar doenças relacionadas ao sistema respiratório, como tosse resistente e bronquite.
  • O óleo deve ser bom para o sistema digestivo, fígado e rins e aumentar o apetite.
  • Também pode ser útil na remoção de gases intestinais e para dores abdominais.
  • Na medicina iraniana, eles têm sido usados ​​para tratar neuralgia, epilepsia e doença de Parkinson.
  • O cataplasma feito de folhas de louro fervidas para tratar erupções cutâneas causadas por urtiga e hera venenosa.
  • A decocção das folhas é usada no tratamento de problemas dos órgãos urinários e hidropisia.
  • O óleo de semente é usado para tratar dores reumáticas.
  • O suco da folha, 3-4 gotas em água, é tomado por via oral para promover a menstruação.
  • O extrato de água quente da fruta é tomado por via oral para induzir a menstruação.
  • A fruta é ingerida por via oral durante o parto para acelerar o parto.
  • O extrato de água quente da folha é tomado por via oral como anticoncepcional.
  • A folha é ingerida por via oral para distúrbios do fígado e para higiene dental.

Usos Culinários

  • As folhas podem ser consumidas frescas ou secas.
  • Folhas de louro são comumente usadas como aromatizantes para sopas, guisados, etc. e formam um ingrediente essencial da mistura de ervas ‘Bouquet Garni’ (ramo de cheiros).
  • As folhas podem ser usadas frescas ou colhidas no verão e secas.
  • O sabor das folhas recém-secas, esmagadas ou desfiadas é mais forte do que as folhas frescas, mas as folhas não devem ser armazenadas por mais de um ano, pois perderão o sabor.
  • A fruta seca é usada como condimento.
  • As folhas secas são preparadas em um chá de ervas.
  • Um óleo essencial obtido das folhas é usado como condimento alimentar.
  • A folha de louro é uma das especiarias mais populares e usadas na culinária norte-americana.
  • Acrescenta aroma a sopas, ensopados, feijão, caril, biryani e fervuras de peixe.
  • O louro é geralmente usado em pratos salgados nos Estados Unidos e na Europa, embora os britânicos também gostem de adicioná-lo a cremes e pudins.
  • O louro (tanto as folhas quanto o óleo essencial) é amplamente utilizado como condimento e sabor na indústria alimentícia.
  • As folhas secas são usadas como tempero para tortas, sopas, molhos, marinadas, ensopados e picles.

Outros Fatos

  • Um óleo essencial da fruta é usado na fabricação de sabão.
  • A planta é altamente resistente a pragas e doenças, protegendo as plantas vizinhas de insetos e problemas de saúde.
  • As folhas são altamente aromáticas e podem ser usadas como repelente de insetos, as folhas secas protegem os grãos armazenados, feijão, etc. dos gorgulhos.
  • Também é usado como erva para espalhar devido ao seu cheiro aromático e propriedades antissépticas.
  • Pode ser cultivado como tela ou sebe em áreas adequadas ao seu cultivo ao ar livre.
  • A madeira é usada para marchetaria, bastões e bastões de fricção para fazer fogo.
  • O óleo volátil é ocasionalmente usado em perfumaria.
  • As folhas não devem ser secas ao sol porque perderão o sabor e ficarão castanhas.
  • O óleo essencial é extraído das folhas de louro por destilação a vapor.
  • Nos tempos antigos, acreditava-se que a árvore do louro possuía poderes mágicos, repelindo a bruxaria maligna e as doenças.
  • Tanto os antigos gregos quanto os romanos consideravam as grinaldas feitas de folhas de louro como um símbolo de vitória e status elevado.
  • O louro tem propriedades repelentes de insetos, e as folhas secas podem ser usadas em pot-pourris para manter os insetos afastados.
  • O óleo essencial é usado como ingrediente em produtos comerciais, como solventes, cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes, principalmente loção pós-barba masculina.
  • Na Grécia clássica, o Laurus nobilis era dedicada ao deus Apolo e suas folhas eram usadas para fazer coroas dadas em homenagem a heróis e poetas.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem