Benefícios da Kelp Para a Saúde e Fatos Nutricionais

Kelp (Laminaria) é um tipo de alga marrom que geralmente cresce em grandes florestas subaquáticas. Embora as algas marinhas possam crescer em quase qualquer tipo de água salgada ou doce, as algas são encontradas apenas na água salgada, normalmente ao longo de litorais rochosos, frios e ricos em nutrientes. Existem cerca de 30 variedades diferentes de algas. A alga Kelp fornece nutrição para uma ampla variedade de vida marinha. As pessoas também consomem esta alga folhosa, devido ao seu alto valor nutritivo.

A Kelp - junto com outros tipos de algas marinhas comestíveis - tem sido um alimento básico na dieta japonesa por centenas de anos. Agora, esse alimento se tornou comum em outras partes do mundo, em parte devido à popularidade do noodles de algas.

Benefícios da Kelp Para a Saúde e Fatos Nutricionais

Fatos Nutricionais da Kelp

As seguintes informações nutricionais são fornecidas pelo USDA para 1/2 xícara (40g) de algas marinhas.

  • Calorias: 17,2
  • Gordura: 0,2g
  • Sódio: 93mg
  • Carboidratos: 3,8g
  • Fibra: 0,5g
  • Açúcares: 0,2g
  • Proteína: 0,7g

Carboidratos

O teor de carboidratos das algas é muito baixo, apenas 3,8 gramas de carboidratos por meia xícara de algas cruas. Ela também contém cerca de 0,5 gramas de fibra e menos de 1 grama de açúcar.

Gorduras

Há muito pouca gordura nas algas cruas. Qualquer gordura consumida de algas provavelmente será proveniente de gordura adicionada durante o cozimento ou de outros ingredientes em produtos de algas.

Proteína

A Kelp não é uma boa fonte de proteína. Existem cerca de 0,7 gramas de proteína por 1/2 xícara de alga marinha crua.

Vitaminas e minerais

A Kelp contém muitas vitaminas e minerais importantes, incluindo vitaminas K, A, C e E, além de folato, vitamina B12 e vitamina B6. Ela também contém pequenas quantidades de tiamina, riboflavina, niacina e ácido pantotênico.

O iodo é um mineral presente em grandes quantidades nas algas. Outros minerais incluem cálcio, magnésio, ferro, sódio e fósforo.

Benefícios da Kelp Para a Saúde

A Kelp tem alto valor nutricional porque é muito baixo em calorias, mas é rico em fibras, vitaminas e minerais, que oferecem benefícios à saúde quando consumidos como parte de uma dieta balanceada:

  • Vitamina C: um antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças ou enfermidades
  • Cálcio: ajuda na saúde óssea
  • Ferro: importante para sangue saudável e resistência a doenças
  • Magnésio: essencial para centenas de reações bioquímicas em seu corpo
  • Iodo: necessário para a produção de hormônios da tireoide e para manter um metabolismo saudável

Promove a perda de peso

Algumas pesquisas sugerem que o tipo de fibra encontrada nas algas marinhas, incluindo as algas kelps, pode ajudar na saciedade e na sensação de saciedade, o que pode ajudar as pessoas a consumir menos calorias totais. A alga marinha kelp em si é pobre em calorias e gordura, e um dos antioxidantes

Reduz o risco de câncer

Embora mais pesquisas sejam necessárias, três compostos encontrados em algas marinhas kelps mostraram alguma promessa preliminar no combate ao câncer:

  • Fucoidan, um tipo de fibra encontrada nas algas marinhas
  • Ácidos graxos poli-insaturados
  • Polifenóis (antioxidantes)

Reduz a pressão alta

Alguns desses mesmos compostos, como o fucoidan e a fucoxantina, também podem ajudar as pessoas com pressão alta. O folato também demonstrou ajudar a manter a pressão arterial saudável, e as algas marinhas podem ser uma boa fonte dessa vitamina B.

Alergias

Alergia a algas marinhas kelp ou outras algas marinhas é rara, mas possível. Se você tiver sintomas de alergia alimentar após comer algas marinhas kelp (como inchaço ou erupção na pele, especialmente ao redor da boca), consulte um médico.

Efeitos Adversos

A Kelp provavelmente é segura quando consumida nas quantidades normalmente encontradas nos alimentos. No entanto, a alta quantidade de iodo e metais potencialmente pesados ​​nas algas kelps podem ser prejudiciais à saúde se você consumir muito, especialmente na forma de suplementos.

A ingestão diária recomendada de iodo depende da sua idade e sexo. A maioria dos adultos precisa de 150 microgramas por dia. O limite superior (o máximo que deve ser consumido em um dia) é de 1.100 microgramas.

Como o conteúdo de iodo em algas kelps e produtos de algas varia, pode não estar claro quanto iodo você vai consumir ao comê-la. Consumir muito iodo pode causar sérios efeitos negativos à saúde, como bócio, inflamação da glândula tireoide e, em casos graves, câncer de tireoide. A exposição a metais pesados ​​também pode prejudicar a função tireoidiana.

Por esses motivos, os especialistas em saúde aconselham que mulheres grávidas ou amamentando e aquelas com distúrbios renais ou tireoidianos, como hipertireoidismo, evitem consumir algas marinhas.

Variedades

Existem diferentes variedades de algas, uma das quais é o kombu. Kombu é a palavra japonesa para kelp, geralmente a espécie Saccharina japonica.

A Kelp crua e seca e noodles de kelp são encontrados em muitos mercados especializados. O noodles de kelp também pode ser encontrado em algumas mercearias e supermercados na seção de comida asiática. Você também pode comprar kelp e noodles de kelp online.

Observe que a nutrição do noodles de kelp varia de acordo com o produto que você compra e a receita que usa. Marcas que contêm apenas kelp, água e alginato de sódio (um agente de hidratação natural extraído da alga marrom) têm poucas calorias, carboidratos e gordura, ao mesmo tempo em que oferecem alguns dos benefícios nutricionais das algas naturais.

Armazenamento e Segurança Alimentar

O noodles de kelp e algas secas geralmente é embalado de forma que você possa mantê-los no armário por cerca de seis meses, desde que não sejam abertos. Você pode manter as algas frescas ou reidratadas na geladeira por alguns dias.

Como preparar

As algas kelps cruas podem ser usadas em pratos e sopas salteados, adicionadas a saladas ou incluídas em vitaminas. As algas kelp secas podem ser adicionadas à panela ao cozinhar grãos secos para realçar o sabor e torná-los menos gases. Também pode ser usado para dar sabor a sopas e caldos.

O noodles de kelp pode ser consumido frio ou aquecido, mas você deve enxaguar o noodles antes de consumir. Experimente adicioná-los a saladas verdes, usando-os como uma alternativa ao macarrão, ou misturando com vegetais refogados e uma proteína.

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